Sala de Leitura aberta para retirada de livros por trabalhadores e estudantes

Ainda em 2015, o Setor da Sala de Leitura do Departamento de Comunicação Social da CEF iniciou um processo de restauração, registro e catalogação do acervo de livros da Casa. A ação visava a conservação e salvamento de obras que, em sua maioria, não tinham mais condição de empréstimo e seriam descartadas. O conteúdo desses livros, todavia, era de extrema qualidade, incluindo títulos raros e obras que não são mais vendidas. O processo de restauração tinha por objetivo, portanto, deixar as mais de 600 obras em condições plenas de empréstimo para trabalhadores e estudantes.

Depois de dois anos fechada para a realização deste delicado trabalho (algumas obras demandaram mais de um dia de trabalho em sua restauração), a Sala de Leitura está novamente aberta, já com 20% do acervo registrado, catalogado e disponível para retirada. Além disso, todas as obras também estão passando por um processo de credenciamento em um software próprio para bibliotecas e, em 2018, o sistema de cadastro de leitores, empréstimos e devoluções será feito de maneira 100% digital.

Livros já registrados, catalogados e disponíveis para empréstimo.

Bárbara Vieira, coordenadora da Sala de Leitura, ressalta o esforço empreendido e o objetivo deste trabalho: “A restauração é o cuidado carinhoso com os livros que, apesar de terem mais tempo de uso (ou até mesmo falta dele) podem ser muito úteis ainda. A importância da restauração está em não deixar que um livro seja inutilizado, podendo passar na mão de muitos outros estudantes e auxiliar o aprendizado de tantas outras pessoas”, aponta.

Leia mais no Videira:

Editorial – Não existe adeus

Fim de ano movimentado para o Departamento de Infância e Juventude

CEF promove obras e reformas para acessibilidade

Em nosso Instagram (@casaespiritafraternidade) você pode acompanhar, semanalmente, o caminho que um livro percorre para chegar às prateleiras da Sala de Leitura, desde a doação, aprovação pelo Departamento Doutrinário, limpeza, reforço de suas estruturas, carimbos, encapamento, registro, catalogação até, finalmente, o cadastro no sistema. Todo esse processo é feito conforme recomendações da Federação Espírita Brasileira (FEB) para bibliotecas espíritas.

É estudante da CEF? Estamos abertos todas as quartas, das 19h às 19h40min, terças, das 13h30min às 14h10min e nos sábados, das 15h45min às 16h15min. Venha visitar e conhecer nosso acervo!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s